SIPAT 2019 inicia na próxima segunda-feira

De 19 a 23 de agosto, acontece a 35ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (SIPAT) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), com o tema “É hora de reciclar”. O evento é uma realização da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), em conjunto com a Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST).
Serão abordados temas como mudança de cultura, boas práticas na assistência, Burnout e Mindfulness e radiação. As atividades serão realizadas no hospital e no serviço de oncologia, conforme programação.
Visando fortalecer a vacinação dos profissionais, durante a semana, a USOST irá disponibilizar aos colaboradores do hospital a vacina Tríplice Viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. A ação será realizada em parceria com Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de Pelotas e atende à recomendação do Ministério da Saúde. A aplicações acontecerão das 7h às 11h e das 14h às 16h, na USOST, no prédio administrativo do HE, rua Marcílio Dias, 939. Para se vacinar o colaborador deve apresentar a Carteira de Vacinação. Para a imunização, são necessárias duas doses válidas (a partir de um ano de idade e com pelo menos um mês de intervalo entre elas) da vacina.

Programação:

Segunda-feira (19):
10h15: Abertura com apresentação do Coral Vozes do HE
10h30 e 14h30: A importância da Liderança na mudança de Cultura, com a médica Cristiane Neutzling e o enfermeiro Marcos Soares (auditório do HE).
Terça-feira (20):
10h15: Boas Práticas na Assistência, com as enfermeiras Karen Piske e Caren Santos (auditório Marcílio Dias).
14h30: Burnaut e Mindfulness, com o psicólogo organizacional Jean Bertollo e a médica do trabalho, Liana Palma (auditório do HE).
Quarta-feira (21):
11h e 14h: Radiação não te dá superpoderes, com o físico William Borgonhi (auditório Marcílio Dias).
Quinta-feira (22):
14h30: Boas Práticas na Assistência, com as enfermeiras Caren Santos e Bárbara Ramos (auditório HE).
Sexta-feira (23):
10h15: Burnout e Mindfulness, com o psicólogo organizacional Jean Bertollo e a médica do trabalho Liana Palma (auditório do HE).
12h: Radioterapia, com o físico Luciano Schwanke (Sala de Quimiotetapia – Unidade de Oncologia).