Profissionais do HE concluem pós-graduação da Rede EBSERH 

Quinze profissionais do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) concluíram o Curso de Pós-Graduação em Preceptoria em Saúde, promovido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN) e pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS).  

Esta especialização, iniciada em setembro de 2018, teve como objetivo aprimorar a prática do exercício da preceptoria voltado ao desenvolvimento de competências educacionais e ampliação da produção de conhecimento, trazendo um grande impacto na qualificação do cenário de prática do HE.  

As defesas dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) foram orientadas pela Professora Dra. Rosiane Mastelari Martins, farmacêutica da Unidade de Hematologia e Oncologia do HE. “Como profissionais de saúde atuando dentro de hospitais escolas, somos automaticamente preceptores a partir do momento que recebemos alunos em nosso ambiente de trabalho. Temos a função de acompanhá-los diretamente e orientá-los quanto às atividades práticas realizadas no nosso setor, enquanto desenvolvemos nossas atividades assistenciais. Assim, na função de preceptor, o profissional deve dominar formas de promover a aprendizagem, como metodologias ativas e técnicas de informação e comunicação; bem como estratégias para monitoramento e avaliação da aprendizagem”, detalha ela. 

“Os TCC elaborados na forma de Planos de Preceptoria, identificaram formas de minimizar ou solucionar situações problema relacionadas à prática do ensino. Faremos um trabalho em conjunto com os preceptores para execução desses planos a fim de aprimorar o conhecimento dos profissionais, qualificando o ensino e também a assistência prestada ao paciente.”, ressalta Maria Augusta Lang de Carli, chefe do Setor de Gestão do Ensino.

Dessa forma, o curso de Especialização em Preceptoria em Saúde foi uma excelente oportunidade de aperfeiçoamento das atividades de preceptoria desenvolvidas pelos profissionais da saúde que atuam dentro dos hospitais escolas que integram a Rede EBSERH, influenciando diretamente na qualificação do processo de ensino-aprendizagem nas instituições.