Processo de emagrecimento e ansiedade foram debatidos na palestra mensal da USOST

Nesta terça-feira (17) foi realizada a palestra mensal, promovida pela Unidade de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (USOST) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) sobre “Processo de emagrecimento e ansiedade”, com a psicóloga Stefania Kiefer, especialista em psicoterapia de orientação analítica e formada em transtornos alimentares. A atividade foi voltada a todos os profissionais do HE e integrou o programa Medida Certa, oferecido a colaboradores que desejam perder peso e melhorar a qualidade de vida.

Em sua fala, a palestrante ressaltou a importância de uma nova perspectiva e relação do indivíduo com o alimento. “Devemos observar se temos nos alimentado de forma correta, para suprir as nossas necessidades físicas ou se estamos usando a comida na tentativa de minimizar alguma carência. Muitas vezes criamos o hábito de nos alimentarmos em momentos de tédio”, observou a psicóloga ao sinalizar que a rotina deve ser avaliada nesse processo.

“É muito comum as pessoas se alimentarem sem prestar a atenção nas refeições e, com isso, não se sentirem saciadas. O ideal é investir na mastigação e fazê-la de forma lenta e com consciência”, acrescentou Stefânia. Para a psicóloga, o comportamento e os hábitos são fundamentais no processo de emagrecimento e de adesão a um estilo de vida saudável.

Medida Certa

O programa iniciou em junho de 2019, voltado a todos os trabalhadores do HE, independente de vínculos empregatícios e níveis hierárquicos. O projeto tem duração de seis meses e, no decorrer do programa, são realizadas avaliações mensais com o médico, nutricionista e profissionais de educação física, e desenvolvido um plano de atividades.