Primeira edição do “Encontro com a GEP” reúne residentes e preceptores

A Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) iniciou um projeto que visa aproximação dos residentes aos processos de ensino do HE. Os encontros serão mensais e irão abordar diferentes temas de interesse dos residentes. Na última quarta-feira (25), a atividade foi no auditório do HE, das 12h às 13h, e abordou “Saúde Mental do Residente” com a participação do psiquiatra do HE, Pedro Abuchaim.

De acordo com a Gerente de Ensino e Pesquisa, Beatriz Farias Vogt, a ação visa abrir um espaço para que alunos tragam suas opiniões e suas rotinas sobre as mais variadas vivências neste período de formação. “É importante que haja maior integração entre os diferentes programas de residência, de áreas e especialidades distintas”, acrescentou.

A conversa foi sobre o estresse ao qual são submetidos os alunos durante o período de residência em saúde e foram enumeradas algumas medidas importantes de cuidado. Pedro Abuchaim destacou a necessidade de um equilíbrio entre autonomia, investimento (pessoal) e gratificação.

“Desenvolvemos a atividade pensando na prevenção e no cuidado com a saúde dos nossos alunos”, salientou a chefe do Setor de Ensino do HE, Maria Augusta Lang. Segundo ela, sair um pouco da rotina diária de trabalho é uma das intenções do projeto.