Postos de trabalho do HE têm Mapas de Riscos atualizados

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) iniciou, no mês de outubro, a colocação dos Mapas de Risco atualizados nos ambientes de trabalho da instituição. Ao longo do ano, o trabalho foi realizado pelo Comitê de Mapa de Riscos, que identificou os riscos de exposição dos trabalhadores, com a participação dos colaboradores de cada unidade. A conclusão do trabalho está prevista para dezembro.

De acordo com o Engenheiro de Segurança do Trabalho do HE, Felipe Camerini, o Mapa de Riscos possui o objetivo de apresentar aos trabalhadores, de forma gráfica, os riscos aos quais estarão expostos em cada ambiente de trabalho. “É uma importante ferramenta, pois através dela os trabalhadores são alertados sobre os fatores de risco existentes em cada espaço”, acrescentou.

Os locais em que se observa a cor verde apresentam riscos físicos, entre eles: ruídos, calor, vibrações, pressões anormais, radiações ou umidade. Já os locais indicados pela cor vermelha sugerem ambientes com riscos químicos, tais como poeiras, fumos, névoas, gases, vapores, neblinas e substâncias, compostos e produtos químicos em geral. Além deles, poeiras, fumos, névoas, gases e vapores estão dispersos no ar.

A cor marrom identifica os locais com presença de risco biológico, recorrente em hospitais, e representado por vírus, bactérias, parasitas, protozoários, fungos e bacilos. Nesse caso, ocorrem por meio de microrganismos que, em contato com o homem, podem provocar inúmeras doenças.

Os locais que apresentam a cor amarela, identificam riscos ergonômicos frequentemente observados em atividades administrativas e assistenciais como movimentação de paciente e digitação. E a cor azul representa os riscos mecânicos, geradores de acidentes como arranjo físico deficiente, máquinas e equipamentos sem proteção, ferramentas inadequadas ou defeituosas, eletricidade, incêndio ou explosão, animais peçonhentos ou armazenamento inadequado.