Pelotas recebe evento sobre cirurgia bariátrica no tratamento da hipertensão e outras síndromes metabólicas

Alguns dos principais nomes do país quando o assunto é obesidade e suas consequências para o aumento do risco de problemas cardiovasculares estarão reunidos este mês em Pelotas, durante evento organizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). O II Bariátrica Sul busca oferecer aos profissionais atualização científica contínua e networking qualificado. A série de reuniões realizadas pelo Capítulo RS passará por Pelotas, Porto Alegre e Santa Maria. Na região sul do Estado o evento tem a coordenação do doutor Félix Santos (foto), médico do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), membro associado da SBCBM e referência no assunto.

A programação reúne um time interdisciplinar em palestras, simpósios e mesas redondas. São dois dias de evento onde profissionais como médicos, enfermeiros e psicólogos discutem a relação entre cirurgia bariátrica e o tratamento, não só da obesidade, mas também de síndromes metabólicas, como a hipertensão. Entre as presenças confirmadas estão o doutor Carlos Aurélio Schiavon e a doutora Elaine Moreira Ferreira, reconhecidos nacionalmente e vindos diretamente de São Paulo.

Ao abordar as principais novidades e descobertas no tratamento da obesidade e doenças associadas, o evento apresenta os estudos mais recentes e a visão dos profissionais sobre o papel da cirurgia no controle de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, acidente vascular cerebral e diabetes.

O II Bariátrica Sul busca envolver todos os profissionais da saúde na discussão sobre a obesidade e suas consequências para a construção de uma sociedade mais saudável. Por isso, o evento é voltado para clínicos gerais, cirurgiões, gastroenterologistas, cardiologistas, endocrinologistas, psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e educadores físicos. As inscrições podem ser feitas até a data do evento.