Nova turma do Curso de Gestantes do HE inicia nesta quarta-feira

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido pela equipe da maternidade do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), inicia nesta quarta-feira (14) mais uma edição do Curso de Gestantes do HE. O curso faz parte do Projeto de Extensão “Prevenção e Promoção da Saúde em Grupo de Gestantes e Puérperas” e é voltado a gestantes e acompanhantes. Ele tem duração de cinco semanas, dividido em módulos, com encontros semanais, realizados no auditório do hospital, localizado na rua Professor Araújo, 433, das 14h às 15h30.

As Inscrições devem ser realizadas no local do evento e, para participar, não é necessário realizar pré-natal no HE. Ao final do curso, quem obtiver participação mínima de 60%, ganhará certificado e irá concorrer a um ensaio fotográfico.

O curso é conduzido por uma equipe multiprofissional constituída por médico obstetra, enfermeiro obstetra, assistente social, fisioterapeuta, dentista, educador físico, nutricionista, psicólogo e pediatra. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o HE e o Núcleo de Pesquisa e Estudos com Crianças, Adolescentes, Mulheres e Famílias (NUPECAMF).

Módulos

Módulo 1: Direitos das gestantes e documentos necessários; Anatomia e fisiologia na gestação; Sentimentos comuns na gestação; Relaxamento.

Módulo 2: Ergonomia; Autocuidado na gestação; Nutrição e atividade física na gestação; Pré-natal Odontológico.

Módulo 3: Tipos de parto; Medidas não farmacológicas de alívio da dor durante o parto.

Módulo 4: Roda de Conversa com a Pediatra; Amamentação; Primeiras vacinas e teste do RN; Relaxamento.

Módulo 5: Banho do bebê; Saúde Bucal do RN; Mulher no puerpério: cuidado, fisiologia e métodos contraceptivos e, ao final, será realizada uma visita guiada na Maternidade do HE.