NIR comemora 1 ano de atividades

Para celebrar o primeiro ano do Núcleo Interno de Regulação (NIR) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), a equipe preparou uma roda de conversa com café da manhã para discutir o trabalho que vem sendo realizado. O evento foi no auditório do HE nesta terça-feira (4) e contou com a presença da gestão e profissionais assistenciais e os que atuam junto ao núcleo.
A médica Etiene Campos Dias, que coordena as atividades do NIR com o apoio da enfermeira Angela Dias e três escriturárias, abriu o evento e comentou que a implantação do núcleo foi um grande desafio e que o principal objetivo das ações é beneficiar os pacientes e, consequentemente, o hospital. No encontro, ela distribuiu uma avaliação do núcleo para que os convidados apontassem sugestões e críticas. “Ainda temos muito a melhorar, mas acredito que nesse primeiro ano já tivemos um grande progresso e contamos com a ajuda de todos para continuar avançando”, acrescentou.
“Me orgulha muito participar de reuniões fora do HE e ver que o NIR é reconhecido pelo profissionalismo e seriedade”, destacou a Gerente de Atenção à Saúde, Samanta Madruga. Segundo ela, o NIR é uma ferramenta de gestão que possibilita a melhor resolutividade dos pacientes a partir do direcionamento às equipes, favorecendo o ensino de forma significativa. “Após dois meses de implantação, algumas equipes já puderam contar com quase a totalidade dos pacientes com patologias relacionadas à sua especialidade”, salientou.
Samanta também destacou a importância da criação do NIR cirúrgico, motivado e em parceria com o NIR clínico. “Diminuímos o tempo de espera para a realização de cirurgias de pacientes internados, reduzindo também o tempo de internação”, acrescentou ela.
A Chefe da Divisão da Gestão do Cuidado, Patrícia Noguez, observou que em apenas um ano de funcionamento, muito já foi feito relacionado à regulação. “Isso mostra a solidez do trabalho realizado. Hoje a gente não consegue mais imaginar o hospital sem o NIR”, finalizou.
A Chefe da Unidade de Clínica Médica, Vera Magally, ressaltou o aumento da equipe do NIR com a inserção dos profissionais do plantão clínico como o grande ganho recente do núcleo.

NIR

O Núcleo Interno de Regulação (NIR) foi implantado em novembro de 2017 na Unidade de Clínica Médica, regulando os leitos e os exames de tomografia, ecocardiogramas e eletrocardiogramas. O núcleo realiza o gerenciamento dos leitos hospitalares, visando otimizar a taxa de ocupação dos leitos de internação do hospital e adequar o perfil do paciente à equipe assistencial no intuito de melhorar a resolutividade do paciente. Ele é composto por uma equipe multiprofissional com médico, enfermeiro e assistente administrativo.