Inicia hoje (20/1), Avaliação Interna da Qualidade no HE

Na manhã desta segunda-feira (20) os membros da comissão interna de avaliadores receberam as últimas orientações sobre o processo de auditoria que vai até dia 31 de janeiro.
O Programa Ebserh de Gestão da Qualidade foi criado com o objetivo de promover a gestão da qualidade, a excelência na gestão, na educação, na pesquisa e na extensão em saúde no âmbito dos Hospitais Universitários Federais (HUF) que compõem a rede Ebserh, e consiste em um sistema próprio de avaliação periódica, que tem como objetivo promover a cultura de melhoria contínua dos serviços prestados à população.
No período de 20 a 31 de janeiro os avaliadores visitarão todas as unidades, setores, divisões e gerências da instituição, averiguando o cumprimento de todos os requisitos de qualidade conforme dispostos no Manual de Avaliação, que irá gerar um relatório de avaliação que será enviado à sede da EBSERH em 18 de fevereiro de 2020.
As unidades que atingirem 80% ou mais do cumprimento dos requisitos de qualidade serão contempladas por Selos Internos da Qualidade, com intuito de reconhecimento do trabalho realizado pelas equipes. O Selo Ebserh de Qualidade visa reconhecer formalmente hospitais que realizam atividades de ensino que atingirem os padrões estabelecidos no sistema de avaliação.
O PROGRAMA E O SELO
O Programa e o Selo Ebserh de Qualidade são norteados pelo Manual de Diretrizes e Requisitos do Selo Ebserh de Qualidade, contém requisitos fundamentais para a prestação do cuidado e ao ensino em um ambiente hospitalar, considerando leis, regulamentos, normas, evidências científicas e boas práticas vigentes. Os requisitos abordam os processos gerenciais, processos de apoio, além dos processos finalísticos, esses focados em assistência e ensino, pesquisa, extensão e inovação em saúde. O manual foi construído para ser utilizado em atividades de autoavaliação e orientar a avaliação externa.