Hospital Escola tem sua saída de internet conectada à Rede Recop

Na última terça-feira (30), o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) conectou sua saída de internet à Rede Recop, que é a versão local da Redecomep nacional, iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que tem como objetivo implementar redes de alta velocidade nas regiões metropolitanas do país, servidas pelos Pontos de Presença da RNP. O modelo adotado baseia-se na implantação de uma infraestrutura de fibras ópticas voltada para as instituições de pesquisa e educação superior.

A rede passa de 100 Mbps para velocidade de 1 Gbit por segundo. “Com o ingresso na Rede Recop, teremos melhoria de desempenho para aplicações como telemedicina, acesso a vídeoconferências e à comunicação de dados em grandes volumes”, destacou o chefe do Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (SGPTI), Marcelo Colossi.

Além disso, possibilitará no futuro, a adesão ao fone@RNP, um canal alternativo e colaborativo que proporciona economia para o serviço de telefonia de seus participantes, permitindo ligações de longa distância para telefones fixos da rede pública e para algumas universidades ao redor do mundo, a custo zero.