Hospital Escola recebe monitores multiparamétricos

O Hospital Escola da Universidade Federal (HE UFPel) recebeu no mês de agosto nove monitores multiparamétricos de alta tecnologia. A aquisição foi realizada pela Sede da Empresa Brasileira de Serviço Hospitalares (EBSERH), através de um processo de compra centralizado, que distribuiu os equipamentos para diversos hospitais da rede.

Todos os leitos Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Geral do HE foram contemplados com os novos monitores e os demais foram direcionados para o Centro Cirúrgico. De acordo com o Engenheiro Clínico do HE, Cleiton Garcia, com eles é possível monitorar diversos sinais vitais do paciente simultaneamente. “O diferencial desse aparelho é que ele possui capnografia SideStream integrada ao equipamento, que analisa e registra a concentração de CO2 em tempo real durante o ciclo respiratório através de uma linha de amostra aplicada às vias áreas do paciente, dispensando o uso de sensores externos.

Conforme Cleiton os monitores que antes estavam na UTI serão remanejados para os demais setores e, com isso, todas as unidades de internação do hospital ficarão equipadas com monitores. “A aquisição foi um ganho não só para a UTI e o CC, que receberam os equipamentos, mas também para as unidades que antes não possuíam monitores”, salientou.

Outra vantagem da aquisição, segundo a chefe da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) geral do HE, Bárbara Ramos, é que os monitores proporcionam maior qualidade e segurança para a assistência da UTI. “Isso nos motiva a crescer cada vez mais, enquanto profissionais e unidade, utilizando o melhor da tecnologia para prestar o melhor cuidado ao nosso paciente”, finalizou.

Segundo a chefe da Unidade de Cirurgia, Cleonice Simonetto, os novos monitores foram destinados à sala de recuperação do CC e são fundamentais para avaliar a resposta ao tratamento e a necessidade de novas intervenções junto ao paciente. “São equipamentos mais modernos, confiáveis e precisos para assistir aos pacientes que ficam na recuperação pós anestésica”, acrescentou.

O aparelho

O monitor multiparamétrico é um equipamento que mostra, simultaneamente, a frequência cardíaca com o traçado de eletrocardiograma, saturação de O2, capnografia, pressão não invasiva e pressão invasiva, temperatura de pele, esofágica e retal, além da frequência respiratória do paciente. O monitor multiparamétrico pode ser configurado pela equipe médica responsável de acordo com a necessidade.