HE participa de campanha para arrecadar armações de óculos

O Projeto de Consultórios Itinerantes (PCI) do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), localizado no campus Anglo, está arrecadando armações de óculos e acessórios para a confecção de óculos para os seus pacientes. As doações podem ser entregues na portaria do HE ou diretamente nos consultórios.

Em funcionamento desde 2014, os PCIs, atendem às áreas de odontologia e oftalmologia. Através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Programa Saúde Educação, são identificadas, nas escolas públicas municipais, crianças com necessidade de atendimento oftalmológico e também adultos carentes que fazem parte do Projeto Brasil Alfabetizado (PBA), além dos encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde. “Eles recebem a armação, facilitando muito financeiramente na confecção dos óculos. Todos são amplamente atendidos e, quando necessário, encaminhados para os serviços de referência necessários”, comentou.

Segundo a técnica em óptica do HE, Márcia Rocha, essa parceria tem como objetivo prestar assistência qualificada à população, preferencialmente escolar, em consonância com as políticas nacionais de saúde e de educação. “Após atendimento, em 90% dos casos, essas pessoas precisam de óculos para ver melhor. Por isso estamos recolhendo armações usadas para a confecção de óculos novos. Podem ser de óculos de grau ou solares, novas ou usadas, bem como estojos e flanelas”, finalizou.