HE lança Pesquisa PROART

Foi lançada nesta terça-feira (6) a pesquisa do Protocolo de Avaliação dos Riscos Psicossociais no Trabalho (PROART). A pesquisa deve ser preenchida por todos os colaboradores do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), através do site www.heufpel.com.br, na aba Intranet.

O instrumento foi elaborado pelo Dr. Emílio Peres Facas do “Laboratório de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho” da Universidade de Brasília (UNB) e é uma ferramenta do Projeto “Levantamento dos Riscos Psicossociais e a relação com a Qualidade de Vida do Trabalhador do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas”, que foi construído e enviado ao Comitê de Ética em 2018 e aprovado em maio de 2019.

O projeto tem como objetivo mapear e analisar os impactos dos Riscos Psicossociais no espaço ocupacional e nas relações de trabalho, assim como identificar sintomas físicos e psicológicos relacionados ao estresse ocupacional nos trabalhadores; identificar as questões geradoras de estresse; conhecer a dinâmica e as relações de trabalho que compõem a realidade institucional do HE; avaliar relações gestão/colaborador/usuário dentro da dinâmica institucional; criar um espaço de reflexão permanente sobre o ambiente ocupacional e seus desdobramentos, para que intervenções sejam planejadas, as quais terão como propósito qualificar as relações de trabalho no Hospital Escola, contemplando a segunda etapa do Levantamento de Queixas e Desconfortos e a Sua Relação com Fatores Ergonômicos,