Festa Junina da Oncologia teve casamento caipira e comidas típicas

A unidade de Hematologia e Oncologia do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) preparou uma Festa Junina para os colaboradores e pacientes, nesta quarta-feira (04). Os funcionários se caracterizaram e realizaram apresentações de casamento caipira. Também foram oferecidos salgadinhos e doces típicos, carrocinha de pipoca, plaquinhas e molduras para tirar fotos, além de uma Barraca do Beijo. No turno da tarde, o evento contou com a participação do Grupo Medicação.

De acordo com a enfermeira Juliane Golfetto, o tratamento da pessoa com câncer deve incluir atenção especial ao ser humano e não apenas à sua doença. “Na prática, essa humanização deve estimular a confiança em toda a equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, buscando a empatia e respeitando os desejos e necessidades do paciente, fazendo o ambiente mais leve e seguro. Esse é um trabalho feito a várias mãos e sem cada uma delas não seria possível” comentou.

Segundo o paciente Andrew Valadão, de 26 anos, atividades como essa fazem toda diferença para quem está em tratamento quimioterápico. “A quimioterapia é um momento difícil, mas o pessoal aqui é muito animado. Mesmo que não tivesse consulta, eu iria vir na festa para prestigiar”, finalizou.