SIGS Disponíveis


 

Os SIGs disponíveis estão listados abaixo:

SIG Acidente Vascular Cerebral (AVC) - Discussão de casos clínicos, desenvolvimento de serviços de telemedicina para o AVC, promoção de cursos diversos de reciclagem e treinamento de equipes de saúde à distância, desenvolvimento de cursos em EAD.


SIG Anestesiologia - Rede de docentes e pesquisadores da área de anestesiologia interessados no intercâmbio de pesquisa e educação continuada entre instituições brasileiras e internacionais.


SIG Audiologia - Promove a atualização dos conhecimentos técnico-científicos, atividades de teleducação e pesquisa inter-instituicional a fim de congregar Audiologistas, bem como sociedades científicas e organizações de pesquisa, para estimular ensino, pesquisa, extensão universitária através de sessões de videoconferência.


SIG Bucomaxilofacial - Promove a discussão de situações e casos clínicos atendidos e vivenciados na área da assistência de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. É também seu objetivo a implementação de diretrizes clínicas na área, a partir das reuniões e discussões dos membros do Grupo.


SIG Cardiologia - Tem, por finalidade, proporcionar discussões clínicas e sessões de atualização voltadas para o ensino, pesquisa e aprimoramento técnico das equipes. As atividades mensais são de responsabilidade das instituições participantes.


SIG Cirped (Cirurgia Pediátrica) - Promove, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para alunos de graduação, pós-graduação, residentes e médicos com interesse na área de cirurgia pediátrica.


SIG Colaborativo em Educação Médica - Promove a interação e atualização entre educadores da saúde, para isso, propõe a participação de docentes das diversas profissões, que desempenham sua função em instituições de ensino superior, com palestrantes, relato de experiências e discussão de artigos reconhecidos da educação médica.


SIG Coordenadores de Unidades RUTE - Visa o melhor aproveitamento da infraestrutura nacional de comunicação e a colaboração existente na RUTE. O SIG visa disseminar atividades, compartilhar e promover práticas que maximizem o desempenho da rede.


SIG Cuidados Farmacêuticos - Promove a educação continuada dos profissionais farmacêuticos visando o aprimoramento e a qualificação dos serviços farmacêuticos utilizando recursos de tecnologia da informação e educação à distância.


SIG Deglutição e Disfagia - Visa integrar profissionais da fonoaudiologia e áreas correlatas para divulgar e atualizar o conhecimento técnico científico na área da deglutição e no manejo das disfagias, estimulando a consolidação das práticas de ensino e pesquisa e as interfaces entre ciência e a atuação profissional.


SIG Doenças Neuromusculares - Este SIG será um encontro mensal entre instituições cujos profissionais prestem atendimento a pacientes e/ou desenvolvam pesquisa clínica em doenças neuromusculares. Nos encontros, serão discutidos casos clínicos de grande relevância clínica e acadêmica, protocolos de abordagem clínica, protocolos de pesquisa e atualização na área de estudo.


SIG ENT - Ear Nose and Throat - Discussão de casos clínicos e cirúrgicos, além de informes para atualização profissional, realizados em reuniões mensais por videoconferência entre instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais.


SIG Economia da Saúde - O objetivo instituir a cultura da Economia da Saúde como ferramenta para tomada de decisão, buscando alinhamento entre necessidade de saúde da população, custo, financiamento, eficiência, eficácia e efetividade dos serviços ofertados nas perspectivas de melhorar à atenção a saúde no Sistema Único de Saúde, além de contribuir com debate nacional e internacional sobre o tema.


SIG Educação Permanente em Saúde Mental e Psiquiatria - Promove a interação entre Centros de Estudos e Grupos de Pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação, compartilhamento e troca de experiências acadêmico-científicas em Saúde Mental e Psiquiatria com uma característica multi e interdisciplinar, utilizando a infraestrutura nacional e internacional de comunicação existente da Rede RUTE.


SIG Educação em Saúde Digital - O Grupo de Interesse Especial Educação em Informática Biomédica (IB) destina-se a disseminar conhecimentos sobre temas relacionados à Informática em Saúde, Informática Médica e Informática Clínica, o que inclui a Telemedicina e Telessaúde e outras áreas de conhecimento relacionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e das Comunicções (TDIC) em Saúde.


SIG Endocrinologia Pediátrica - Atualização em temas de interesse acadêmico-assistencial dentro da especialidade, com foco no esforço colaborativo de melhor qualificar os profissionais através de discussão e difusão de protocolos, discussões de casos selecionados e contatos para elaboração de projetos multicêntricos de pesquisa e extensão bem como atividades de interesse administrativo das sociedades de especialidades pertinentes (SBP-Sociedade Brasileira de Pediatria/SBEM-Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).


SIG Enfermagem Intensiva e de Alta Complexidade - Desenvolve um processo permanente de teleducação, integrando os profissionais de saúde por meio de temáticas relevantes à terapia intensiva e alta complexidade nos diversos níveis de atenção em saúde. O grupo possui representação em todos os estados brasileiros, Europa, Africa e Estados Unidos, totalizando 135 instituições entre universidade, hospitais, Postos de saúde, Unidades de pronto atendimento e SAMUS.


SIG Enfermagem Oftalmologia - Objetivo de contribuir para ampliação e disseminação do ensino de oftalmologia nos cursos de enfermagem do país, bem como oferecer subsídios para estudos posteriores, visando a atuação do enfermeiro nas áreas preventiva e curativa das doenças oculares


SIG Farmacologia e Terapêutica - Promove a interação entre Centros e Grupos de Pesquisa com ações que propiciam a discussão, divulgação e troca de experiências acadêmico-científicas em Farmacologia e áreas correlatas. Com uma característica multi- e interdisciplinar, o SIG FARMACO visa estimular o desenvolvimento permanente para práticas de ensino, pesquisa, inovação e saúde, envolvendo docentes, pesquisadores e studantes de diferentes níveis (ensino técnico, graduação e pós-graduação) da área médica, biomédica e biológica.


SIG Fonoaudiologia - O SIG Fonoaudiologia integra profissionais de diversas áreas da fonoaudiologia ligadas as instituições de ensino e sociedades cientificas para difundir e atualizar o conhecimento técnico científico nos seus diversos campos desta atuação . A proposta é estimular ensino, pesquisa, extensão universitária e teleassistência.


SIG Hanseníase - Promove a difusão e discussão à distância de conhecimentos técnico-científicos na área da hanseníase, com uso de TICs, e videoconferência, sem excluir outras ferramentas síncronas ou assíncronas; Desenvolver trabalho cooperativo entre unidades de referência e serviços universitários para e uniformização de condutas e aprimoramento de boas práticas clínicas em relação ao diagnóstico, condutas terapêuticas vigilância epidemiológica, aplicadas ao ensino, pesquisa e extensão em hanseníase


SIG Hemorrede - Gestão - Promove a integração, troca de experiências e qualificação no âmbito de gestão em serviços hemoterapia, membros da Hemorrede Virtual – RHEMO (www.nutes.ufpe.br/rhemo). Esta rede é composta por 31 salas de videoconferência implantadas nos Hemocentros coordenadores de todos os estados do Brasil, Hemobrás em Recife-PE, e Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados em Brasília-DF.


SIG Hemorrede - Técnico-Científico - Promove a disseminação de conhecimentos e troca de experiências com vista a qualificação profissional em hemoterapia e hematologia que atua nos serviços membros da Hemorrede Virtual – RHEMO (www.nutes.ufpe.br/rhemo). Esta rede é composta por 31 salas de videoconferência implantadas nos Hemocentros coordenadores de todos os estados do Brasil, Hemobrás em Recife-PE, e Coordenação Geral do Sangue e Hemoderivados em Brasília-DF.


SIG Mastologia - Promove, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos na área da Mastologia, por meio de discussão de casos clínicos de doenças benignas e malignas das mamas, realizadas em reuniões mensais.


SIG Medicina Desportiva - Discussão de casos realizados em reuniões mensais, abrangendo as diversas áreas da Medicina Esportiva, quais sejam trauma, clínica e fisiologia. Cada instituição participante deverá se comprometer a designar profissional com “expertise” na área a ser discutida de maneira que possa haver o melhor proveito da reunião.


SIG Medicina Tropical - Tem por objetivo estimular o estudo das doenças infecciosas mais prevalentes nos países tropicais. As discussões serão baseadas em apresentação de casos clínicos com participação dos principais profissionais da área.


SIG Medicina do Sono - Intercâmbio de conhecimento e fortalecimento da Medicina do Sono no Brasil, por meio de discussão de casos clínicos e revisão bibliográfica de temas relevantes.


SIG Obstetrícia Patológica - O SIG terá como objetivo discutir a nível nacional e internacional as principais patologias obstétricas responsáveis por alta morbidade e mortalidade materna e perinatal. Dentro deste escopo irá estabelecer protocolos de conduta respeitando a realidade de cada Estado do nosso País. A estratégia será de discutir casos clínicos que serão apresentados por uma das Universidades que farão parte da SIG e colocar em discussão pelo moderador.


SIG Odontologia - Diagnóstico Bucal - Foca o estabelecimento de uma rede colaborativa de discussão de casos e segunda opinião diagnóstica, no contexto das doenças bucomaxilofaciais. As reuniões ocorrem quinzenalmente, na forma de webconferências. A troca de informações e experiências poderá favorecer o aprimoramento da pesquisa científica, a educação continuada dos participantes, bem como favorecer a agilidade de diagnóstico e tratamento especialmente de casos de alta complexidade, raros e/ou de difícil identificação.


SIG Oftalmo - Promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos da especialidade para fomentação do desenvolvimento acadêmico e profissional.


SIG Onco-Ginecologia - O SIG Onco-Ginecologia, criado em 2009, é um canal de troca de informações entre grupos da área. A participação de profissionais de outras especialidades que atuam no diagnóstico e tratamento do câncer ginecológico é estimulada. Um projeto de diretrizes construído a partir das discussões poderá sistematizar as rotinas assistenciais entre os participantes, abrindo caminho para estudos colaborativos.


SIG Oncopediatria - Promover, a distancia, a difusão e atualização de conhecimentos em oncopediatria para alunos de graduação, pós graduação, residentes, médicos, enfermeiras, psicólogas, nutricionistas (multidisciplinar).


SIG Padrões para Telemedicina e Informática em Saúde - O objetivo principal da SIG de Padrões é apoiar e fortalecer as atividades de constituição e adoção de normas geradas pela Comissão Especial de Estudos de Informática em Saúde (ABNT/CEE – IS) nas áreas de telemedicina/telessaúde e informática em saúde, bem como estabelecer interação entre a Comissão e outras iniciativas produtoras de normas, padrões e regulamentação.


SIG Patologia Cervical Uterina - Apoiar ações de qualificação de ginecologistas para assistência secundária a mulheres portadoras de lesões intraepiteliais do colo do útero. O objetivo deste SIG é contribuir para a disseminação das novas diretrizes e possibilitar a construção de conhecimento para sua aplicação em outros cenários brasileiros.


SIG Perinatologia - Promover, à distância, atualização do conhecimento técnico-científico na área de perinatologia, envolvendo o estudo da gestação normal e de alto-risco, da medicina fetal e da assistência ao recém-nascido no período neonatal. Possibilitar o intercâmbio de experiências com diferentes serviços, visando a melhoria da qualidade da assistência obstétrica e neonatal.


SIG Pneumologia - Desenvolver um processo permanente de teleducação em Pneumologia (através de atividades à distância, como discussões clínicas, cursos, segunda opinião, etc.); Promover e desenvolver, de forma colaborativa, subsídios para ensino, assistência, pesquisa e extensão na área.


SIG Queimaduras - A queimadura é área de atuação da cirurgia plástica, porém várias outras especialidades médicas participam do atendimento na fase aguda e das sequelas, dada sua complexidade. Além da área médica o paciente demanda atuação multiprofissional a partir de 08 outras profissões.


SIG Radiologia do Abdome - O objetivo é discutir casos clínicos intrigantes, trocar experiências, estimular o debate, procurar consensos e aprimorar protocolos clínicos e procedimentos diagnósticos.


SIG Re(h)abilitar: Educação permanente em saúde - Integrar, a nível local e regional, pesquisadores e profissionais da saúde em ações de educação e trabalho interprofissional, educação permanente e pesquisa científica nas áreas de habilitação e reabilitação auditiva, motora e intelectual com ênfase nas clínicas de Microcefalia, Lesão Medular adquirida ou congênita, Parkinson, Epilepsias e Transtornos do Neurodesenvolvimento, tal como o Transtorno do Espectro do Autismo.


SIG Rede Brasileira de Avaliações de Tecnologias em Saúde - Criar condições através da tele medicina, para a busca por qualidade e excelência na conexão entre pesquisa, política e gestão, por meio da elaboração de estudos de avaliação de tecnologias em saúde, nas fases de desenvolvimento, incorporação, monitoramento e exclusão de tecnologias no âmbito do SUS.


SIG Rede Nacional de Pesquisa em Telessaúde - Visa consolidar uma rede nacional de pesquisa na área de telessaúde e dar apoio à implantação de novos núcleos de telessaúde no Brasil, por meio da troca de experiências em nível nacional e internacional. É uma iniciativa dos núcleos de telessaúde do Projeto Piloto de Telessaúde na Atenção Básica do Ministério da Saúde, iniciado em 2007, que contribuiu para consolidação do Programa Telessaúde Brasil Redes como estratégia para o fortalecimento do SUS no Brasil.


SIG Rede de Governança da Informação CONASEMS - SIG Rede de Governança da Informação CONASEMS


SIG Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) - O SIG de RCP é coordenado pela Dra Fátima Geraldes, cardiologista e intensivista da Universidade Federal da Bahia (UFBA), foi criado em 2010 e atua, desde então, na RUTE, utilizando recursos de videoconferência, com a participação de equipes multidisciplinares e especialistas convidados, realizando discussão e divulgação de temas relacionados ao assunto, de novas diretrizes internacionais, facilitando, desta forma, a implementação e atualização do conhecimento relacionado.


SIG Reumatologia Pediátrica - As discussões visam aprimorar a troca de informações entre serviços de referência em Reumatologia Pediátrica, bem como auxílio mútuo na tomada de conduta em casos complexos.


SIG Saúde Indígena - Criado para promover à distância a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para contribuir na estruturação do Subsistema de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. Consiste em reuniões, discussões de assuntos nas áreas de gestão do subsistema de saúde indígena, modelos de atenção em saúde indígena e da atenção básica por videoconferência com uma apresentação inicial sobre responsabilidade de uma das instituições participantes seguido de um debate entre todos os participantes.


SIG Saúde de Crianças e Adolescentes - O objetivo é integrar profissionais de diversas Instituições nacionais e internacionais em discussões sobre temas relevantes à saúde de crianças e adolescentes brasileiros.


SIG Saúde do Trabalhador - O SIG visa estimular pesquisa em tele na saúde do trabalhador, desenvolver ações de capacitação dos profissionais da RENAST com a telessaúde; estimular a prática da segunda opinião na saúde do trabalhador; criar política no diagnóstico à distância em pneumologia, dermatologia, fonoaudiologia, entre outras áreas, utilizando telemedicina e teleimagem e a pesquisa clínica com telediagnóstico para atender as diretrizes do MS, que definem doenças de notificação compulsória no âmbito ocupacional.


SIG Sentinela - O SIG é uma iniciativa da ANVISA, em parceria com o Hospital Sírio Libanês, com o objetivo de promover a atualização de profissionais nos conteúdos ligados à vigilância sanitária pós-uso/comercialização (Vigipós) de produtos e tecnologias de saúde, gerenciamento e gestão de risco, e outros temas de interesse do sistema de saúde brasileiro. No grupo de discussão participam convidados, profissionais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e representantes da Rede Sentinela.


SIG Simulação em Saúde - O SIG trata-se de uma área do conhecimento que está em franca expansão nos diversos níveis de atenção à saúde e é reconhecidamente uma ferramenta metodológica eficaz para o ensino, assistência, treinamento, e ao mesmo tempo abre portas para um campo amplo de pesquisas. Além disto, tem um caráter multidisciplinar, possibilitando a aplicação e a conjugação de saberes e experiências de várias áreas da saúde (medicina, farmácia, enfermagem, terapia ocupacional,sistemas de gestão, segurança do paciente entre outras) envolvendo inovação tecnológica, habilidades de comunicação, questões bioéticas, e


SIG TeleDermato - Promover a discussão à distância do conhecimentos técnico-científicos e da pesquisa na área da Dermatologia na tentativa de desenvolver trabalho cooperativo integrado com outros centros universitários e de ensino.


SIG TeleEnfermagem - Promover e desenvolver à distância, atualizações dos Enfermeiros, Professores e alunos de Enfermagem do Brasil para: a assistência de enfermagem baseada na evidência, a utilização das tecnologias emergentes e os ambientes colaborativos de aprendizagem no ensino de enfermagem e, o estudo e a aplicação das estratégias de gerenciamento em enfermagem nos contextos de saúde.


SIG TelePsiquiatria - Promover a interação entre Centros. A Educação Continuada e a Pesquisa colaborativa em Psiquiatria. Esses são os principais objetivos do SIG Telepsiquiatria. Para isso, esse grupo propõe a integração de grupos de interesse com pesquisas em andamento e aprovadas entre Centros de colaboração nacionais e internacionais, a criação de cursos e grupos de discussão para internos, residentes, mestrandos e doutorandos em Psiquiatria e disciplinas afins e a discussão conjunta de casos clínicos.


SIG TeleRedeBLH - Tele Rede Bancos de Leite Humano - O SIG Tel@ rBLH - Rede de Bancos de Leite Humano objetiva ampliar intercâmbio de conhecimento e a transferência de tecnologia no âmbito do Aleitamento Materno e dos Bancos de Leite Humano. Coordenado pela Fundação Oswaldo Cruz/FioCruz (IFF/ICICT), vem sendo operado como macro-estratégia para que a rede de atenção materno-infantil dos países atinja um de seus compromisso com a sociedade: contribuir com a redução da mortalidade infantil e o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio.


SIG Telecoloproctologia - Criado em 2009, com objetivo de promover a discussão de casos clínicos em Coloproctologia, com docentes, discente, residentes e médicos gastroenterologista, além de outras especialidades. As reuniões ocorrem por videoconferência sempre na 3ª sexta-feira do mês, das 9h às 10h30, contando com os serviços de Coloproctologia da UFC, UNIOESTE, UFAL, Universidad de Caracas (Venezuela), UNB, UFT, Hosp. Naval Marcilio Dias, estando aberto à participação de todas as instituições que compõem a RUTE.


SIG Telenfermagem - Saúde Mental - Webconferências, cursos de aperfeiçoamento e capacitação, grupos de discussão entre profissionais, residentes, mestrandos e doutorandos em Enfermagem em Saúde Mental e disciplinas. Discussão do ensino de enfermagem em saúde mental. Área de estudo: Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiatria


SIG Teleodontologia - Promover a troca e o compartilhamento de experiências no que se refere à integração das TICs às praticas da Odontologia, fortalecer a Rede Nacional de Teleodontologia, criada em 2011, durante o 46º Encontro ABENO. Promover a criação de novos Núcleos de Teleodontologia, apoiando as ações de Telessaúde no país e a integralidade da atenção à saúde, por meio da articulação dos conteúdos e da saúde bucal com a saúde geral e a atuação da equipe multiprofissional.


SIG Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos - Apresentação e discussão, em reuniões mensais através da rede de Telesaúde, de temas, métodos e abordagens técnico-científicos específicos, de casos clínicos, de pesquisas e de questões de categoria profissional relevantes para a especialidade de Terapia Ocupacional em “Contextos Hospitalares” e Cuidados Paliativos. Favorecer a sistematização e intercâmbio de informações e conhecimentos em plano nacional, relativos à especialidade, dentre as instituições participantes.


SIG Trauma-Cirurgia de Emergência e Trauma - Promover e desenvolver, à distância a capacitação de cirurgiões de trauma do Brasil na implantação de cursos à distância, reuniões clínicas, segunda opinião formativa e padronização de protocolos e rotinas adaptadas à realidade brasileira e suas peculiaridades regionais. Construir a base para a utilização de ambientes colaborativos de aprendizagem, pesquisa e extensão, a partir da utilização das tecnologias de telecomunicação.


SIG Técnico Operacional RUTE - O SIG tem como objetivo padronizar ações dos administradores de videoconferência nas atitudes resolutivas de equipamentos de problemas inerentes a conexões de teleconferência. O escopo do grupo consiste na educação continuada para o aprimoramento dos técnicos através de discussões, práticas e criação de documentos e tutoriais com orientações em relação à administração dos sistemas e operações, na exploração dos recursos das funcionalidades e utilização dos equipamentos já existente.


SIG Urologia Pediátrica - Possibilita a troca de experiências clínicas, discussão de protocolos de pesquisa e educação continuada entre os centros tendo o modelo de casos resolvidos para discussão como ferramenta didática.


SIG Videocirurgia Ginecológica - Promover, à distância, a difusão e atualização dos conhecimentos técnico-científicos para alunos de graduação, pós-graduação, residentes e médicos com interesse na área de cirurgia ginecológica por videolaparoscopia.