Atenção Domiciliar do HE se destaca no meio acadêmico

Nos meses de maio e junho, colaboradores da Unidade de Atenção Domiciliar e Cuidados Paliativos do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) participaram de eventos científicos, levando trabalhos com resultados de pesquisas e serviços realizados. O grupo recebeu premiações de quatro de suas produções.

Destacaram-se os trabalhos: “Principais Fármacos Utilizados em Cuidados Paliativos pelo Melhor em Casa de Pelotas”, de autoria de Sasha Miranda, Denise Castro, Estela Ribeiro e Renata Schmitz; “Técnicos em Enfermagem e o Atendimento da Pessoa no fim de Vida no Domicílio: relato de experiência”, de autoria de Gilciane Aguiar, Ana Oppelt, Rosangela Colares, Márcio dos Santos e Vânia Niches; e “Uso de Procedimento Invasivo no Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar para Pacientes Oncológicos em Fim de Vida”, de autoria de Vanessa Fernandes, Emeli dos Santos, Vanessa Almeida, Márcio dos Santos e Débora Kilpp. Os três foram apresentados e premiados no IV Congresso de Cuidados Paliativos do Mercosul, realizado em Pelotas/RS.

Já no III Congresso de Terapia Ocupacional em Contextos Hospitalares e Cuidados Paliativos, em Curitiba/PR, foi premiado o trabalho “Análise de Acessibilidade das Páginas Virtuais de um Hospital Público Através de Ferramentas Virtuais”, de autoria do terapeuta ocupacional William Sueiro, em parceria com os estudantes Lucas Bütton, Everton Feijó e com o professor Paulo Asconavieta da Silva, do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul).

Essas e outras publicações foram apoiadas pelo recém-formado Grupo de Pesquisa Multiprofissional em Atenção Domiciliar (GPMAD), que surgiu da percepção de que o serviço, por ser referência no Brasil para Atenção Domiciliar, tem muito a contribuir através da divulgação de pesquisas científicas.