Ação Dia Mundial sem Tabaco

Nesta quarta-feira (30), foi realizada uma ação de conscientização, em frente ao Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel), das 10h às 15h, em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco. As atividades desenvolvidas foram voltadas aos colaboradores, pacientes, acompanhantes e visitantes. Mais de cem pessoas foram abordadas e algumas foram encaminhadas a grupos de cessação ao tabagismo, após a aplicação do teste de dependência.

O objetivo da atividade foi conscientizar sobre os benefícios de parar de fumar e estimular a adesão do público à Campanha Hospital Escola: ambiente 100% livre do tabaco. Foram distribuídos panfletos informativos e cartazes sobre a proibição do fumo nas dependências do hospital e, além disso, foi apresentado o pulmão de um ex-fumante que morreu de câncer. Também foram feitas abordagens e orientações relativas à prevenção do câncer de boca, dentro das atividades do Maio Vermelho.

A ação foi promovida pelo Serviço de Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho (SOST), Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Oncológica e Grupo Cessação Tabagismo.